Você sabe quais são as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram ao viajar? Mais do que isso. O Brasil oferece acessibilidade para este público?
Mostrar como uma pessoa com deficiência pode praticar turismo em uma cidade acessível. Este é o objetivo do documentário Livre Acesso - Viagens que Superam Limites, da Young Productions, que é formada pelos alunos do 4º ano de jornalismo da USCS - Gabriel Guirão, Fernando Chirotto, Bruno Fekuri, Leandro Scopetta, Ricardo Scopetta e Carla Cosentino -, em seu trabalho de conclusão de curso.
O formato escolhido foi o vídeo-documentário. Entre cenas que mostram como o Brasil está preparado para atender este público, os entrevistados dão seus depoimentos relatando suas experiências - boas e ruins. A cidade de Socorro, localizada no interior de São Paulo, foi escolhida para ser a base do documentário, já que o Ministério do Turismo designou o município para ser um projeto piloto de acessibilidade para pessoas com deficiência.
"Em 24 minutos, conseguimos abordar diversos tópicos relacionados a acessibilidade no turismo: as dificuldades encontradas, o projeto acessível de Socorro e as perspectivas futuras sobre a questão", explicam e concordam os membros da produtora. "Trata-se de um produto que transmite o aspecto humano envolvido no tema, visto que contém relatos de experiências únicas vivenciadas pelos entrevistados", completam.
De acordo com pesquisa feita pelo IBGE, aproximadamente 14,5% da população brasileira possuem algum tipo deficiência. Isso representa 27 milhões de pessoas. "Acreditamos na relevância do tema e, ao buscar um diferencial, optamos por produzir um documentário que fosse acessível", explicam os membro do grupo, referindo-se ao fato do produto possuir Libras (Língua Brasileira de Sinais) e áudio-descrição. "Entendemos que as Libras atendem as necessidades das pessoas com deficiência auditiva, ao mesmo tempo que a áudio-descrição possibilita a compreensão das pessoas com deficiência visual", complementam.
Vale destacar que o documentário não é voltado para pessoas com deficiências intelectuais, conhecidos popularmente como deficientes mentais. "Em vista da diversidade de tipos de deficências intelectuais - autismo e síndrome de down, por exemplo -, percebemos que perderíamos o foco do produto", encerram.
Serviço:
Trabalho de conclusão de curso do documentário Livre Acesso - Viagens que Superam Limites
Data: 12/11/2009
Horário: 21:30
Local: Universidade de São Caetano do Sul
Informações:
Gabriel Guirão - biel_guirao@hotmail.com
Fernando Chirotto - chirotto6@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela idéia e a dedicação que tiveram. Tenho certeza que viabilizando o projeto ou não vocês teram sucesso apenas por mostrar a todos que pequenas mudanças na maneira de pensar, pode garantir um passo a mais no futuro de alguém.
ResponderExcluirPense e se esforce para andar.
Ande e se esforce para pensar.
Perceber o real sentido de viver e valorizar cada passo que damos. Não é dificil basta tentar!
Um grande abraço a todos!!
Ola Amigos.
ResponderExcluirTentei assistir o ducumentario de vc na apresentação da banca mas como sabem não foi pssivel, fique bem curioso em assisti-lo como consigo.
Abraços e parabens pelo trabalho.
Denis Constantino
denicons@hotmail.com